Advento

A MENSAGEM DO PRESÉPIO

Semiótica é toda comunicação não linguística, não verbal da qual se retira certas mensagens por formas, signos e outros elementos visuais.

A comunicação de Deus sempre se operou pelos cinco sentidos sensíveis do ser humano, e não apenas pela linguagem verbal fundada em sinais escritos, falados e audíveis.

https://magisteriotradicaoescrituras.com/2018/11/29/quem-primeiro-ordenou-a-feitura-de-imagem-sacra-deus-ou-o-homem/

O ato de transmitir e receber informação ou conteúdo sobre a Revelação Divina, não raras vezes, utilizava a semiótica, como vemos Deus se comunicando pela Arca da Aliança; a sarça que ardia em chamas, pela serpente de bronze, e por fim pela cruz.

Desta comunicação surgiram ícones sacros ou iconografia.

Em sua origem etimológica, a palavra iconografia forma-se do grego eikon (imagem) + grafia (mensagem, carta) = Iconografia.

O Presépio de Natal, sendo memorial do nascimento de Cristo, nos traz sublimes mensagens visuais que testificam as profecias messiânicas sobre o Verbo Encarnado.

Numa pequena análise escriturística, vemos que chegando a Belém, conforme ordenado por Deus à Família Sagrada, esta vai se alojar num estábulo, pois “não havia lugar para eles na hospedaria. (Lc 1. 8)

Tal ocorreu para se cumprir o que fora escrito:

“ A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular. ” (Salmo 118. 22)

“ Ele veio para os seus, mas os seus não o receberam. ” (São João 1. 11) ”

” Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre os clãs de Judá, é de ti que sairá de mim, aquele que é chamado a governar Israel.  ” (Miquéias 5,1)”

Não recebido pelos seus, pelo povo de sua origem ancestral, passa a dividir espaço num estábulo, e nasce rodeado de animais como o boi e o burro, para que se cumprisse aquela profecia:

“ O boi conhece o seu possuidor, e o asno, o estábulo do seu dono; mas Israel não conhece nada, e meu povo não tem entendimento. ” (Isaías 1, 3).

Se os seus não reconheceram seu Senhorio Divino, os animais o souberam fazer.

O nascimento do Cristo também fora acompanhado por cordeiros.

O cordeiro, como na Antiga Aliança, representou seu sacrifício, e testificou Dele como sendo o verdadeiro e único “ Cordeiro de Deus, que retira o pecado do mundo. ” (São João 1.29) ”

O boi representou as DOZE TRIBOS de Israel, do povo hebreu escolhido para receber a primeira parte da Revelação, abrindo o caminho (como por arado), até a aparição do Verbo Encarnado, cumprindo o que fora dito sobre Israel:

“ […] encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando com DOZE JUNTAS de BOIS diante dele; (I Reis 19. 19) ”

O burro é o que passa na estrada aberta pelo boi, por arado, representando o povo romano depositário da segunda da parte da revelação (vindo após os judeus), e através destes romanos, todos os outros povos da terra, dando início a FÉ UNIVERSAL ou CATÓLICA, cumprindo o que fora escrito:

” Se o deixarmos proceder assim, TODOS CRERÃO NELE, E OS ROMANOS VIRÃO e arruinarão a nossa cidade e toda a nação ( arruinar o poder religioso judaico do antigo pacto, o qual fora corrompido pela falta de fé de Israel ) ” (São João 11, 48)

“ […] alguns dos ramos foram cortados, e se tu, oliveira selvagem, foste enxertada em seu lugar e agora recebes seivada raiz da oliveira, (Rom. 11, 17) ”

“ Primeiramente, dou graças a meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é preconizada a vossa fé. (Rom. 1. 8) ”

Haviam ainda três reis: (… eis que magos vieram do oriente a Jerusalém. Mt 2, 2), e pastore:s (… haviam ali pastores que guardavam seu rebanho. Lc 2.8).

Os três reis representaram, além da Trindade, também a autoridade Real do Menino Deus:

“  Senhor assentado no seu trono e todo o exército dos céus em volta dele, à sua direita e à sua esquerda. ” (II Crônicas 18, 18)

Já os pastores representaram o Sacerdócio, cumprindo o que fora profetizado:

“ Tu és sacerdote para sempre  ” (Salmo 19, 4) 

Os reis lhe trouxeram TRÊS presentes: Ouro, Mirra e Incenso.

Ouro simboliza a pureza, aquilo em que não há mistura, o que é absolutamente valioso por si só.

Também simboliza a dignidade e a realeza dos talheres e utensílios para Ceia do Rei, que nos dá em comida seu próprio Corpo que é o Pão do Céu:

“ Fez de ouro puro os utensílios que deviam ser colocados sobre a mesa: os vasos, as xícaras, os copos e as taças necessárias às libações. (Êxodo 37, 16)”

“ EU SOU O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU. (São João 6. 51)  ”

” SE NÃO COMERDES A CARNE DO FILHO DO HOMEM, E NÃO BEBERDES O SEU SANGUE, NÃO TEREIS A VIDA em vós mesmos. (São João 6. 53)  ”

A mirra é o óleo que se unta cadáveres, preanunciando o sacrifício do Menino Deus:

“ Acompanhou-o Nicodemos (aquele que anteriormente fora de noite ter com Jesus), levando umas cem libras de uma mistura de mirra e aloés. (São João 19, 39) ”

“ Perfumei meu leito com mirra (Provérbio 7, 17)  ”

O incenso representou a ascensão do Cristo sacrificado ao céu, após a sua ressurreição:

“ Construirás um altar para queimares sobre ele o incenso. Fá-lo-ás de madeira de acácia; (Êxodo 30, 1) ”

Finalizando, o toque de sua Mãe,Maria, agasalhando-o num manto, fora para testemunhar a pureza e imaculabilidade do Ventre que o gerou:

Pois estava na Lei de Moisés:

“O Senhor disse a Moisés: quando uma mulher der à luz um menino será impura durante sete dias. No oitavo dia far-se-á a circuncisão do menino; ela ficará ainda trinta e três dias no sangue de sua purificação, NÃO TOCARÁ COISA ALGUMA SANTA, e não irá ao santuário até que se acabem os dias de sua purificação, (Levítico 12. 1 a 3) ”

Mas a Santíssima após dar à Luz, toca no que há de mais Puro e Santo em todo universo, porque era a única, dentre os presentes, que podia tocar no Santíssimo Deus:

“ E deu à luz seu Filho Primogênito, e, ENVOLVENDO-O em faixas, RECLINOU-O num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. (Lc 2, 7) ”

E as Escrituras ainda dizem: — “ A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais. (Prov. 17, 6) ”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s