Tipologia Bíblica

ABRAÃO VIU O MEU DIA. (Jo 8, 56)

Abraham_and_Isaac_before_the_Sacrifice,_Jan_Victors,_1642

O Antigo Testamento esconde o Novo, pelo qual o oculto das suas figuras, letras, personagens, sinais e símbolos é desvendado na novel Aliança:

não apenas as profecias, que consiste em palavras, nem os preceitos de vida que regem os costumes, e que estão contidos na Escritura, mas também os ritos sagrados, o sacerdócio, o tabernáculo, altares, sacrifícios, cerimônias, dias de festas e outras instituições; tudo isso FIGUROU e PRESSAGIOU acontecimentos que se realizaram; ou que irão se realizar. (Civita Dei, p. 651 Livro 7, cap. XXXII, in Santo Agostinho)”

[…]bebe primeiro do Antigo Testamento, para beberes em seguida do Novo. Se não bebes do primeiro, não poderás usufruir, dessedentar-se do Segundo. O primeiro aplaca a sede; o segundo a sacia completamente. (Santo Ambrósio de Milão, Livro I, 19-20)”.

Pela TIPOLOGIA, Deus revela o Filho CRISTO, partindo de figuras e personagens (tipos) que anunciariam para o futuro, fatos revelantes do plano salvífico.

Numa leitura do Antigo Testamento a partir do Novo, tendo Cristo como elo hermenêutico entre as duas disposições testamentárias, se nota em Isaac, filho de Abraão, uma das várias prefigurações de CRISTO nas antigas Escrituras.

Não só pelo fato de CRISTO ser apresentado como “FILHO” de Abraão (Mt 1,1) em sua NATUREZA HUMANA, pela carne da Santíssima Virgem, a qual lhe outorga a descendência hebraica,1 mas pela série de fatos e circunstância que fizeram resplandecer em Isaac a figura messiânica vindoura em sua obra mais sublime: o sacrifício.

Quando Deus preceituou a Abraão, que “tomasse seu filho primogênito, a quem tanto amava, Isaac, e partisse com ele à terra de Moriá, e o ofertasse em SACRIFÍCIO sobre os MONTES” (Gn 22, 2), pretendia demonstrar por ensaio cênico, o sacrifício do Primogênito Divino.

Isaac subiu o MONTE MORIÁ, levando sobre seus ombros o MADEIRO, lenha sobre a qual deveria ser realizada sua morte sacrificial: <“Abraão tomou a LENHA DO HOLOCAUSTO e pôs aos OMBROS de seu filho Isaac> (Gn 22, 6)”

No mesmo modo, Deus colocou o madeiro da cruz sobre os ombros de seu Filho Divino, e o fez seguir com destino ao MONTE CALVÁRIO: <“ELE PRÓPRIO CARREGAVA A SUA CRUZ para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota> (São João 19, 17)

Profetizava Abraão, sem saber, a segunda volta de Cristo, quando disse aos seus servos que o aguardavam da subida do Monte: <eu e o MENINO vamos até lá adiante para adorar, mas LOGO VOLTAREMOS para junto de vocês.> (Gn 22.5)

Ensinou Santo Ambrósio:

Abraão disse aos servos: < voltaremos para junto de vós> sem que soubesse que isso era uma PROFECIA.” (Santo Ambrósio de Milão, anos 340-397, na Obra “Abraão e Isaac – Abraão viu Meu Dia, Livro I, 19 e 20)’

Isaac chegou ao local do sacrifício no Monte Moriá, montado num JUMENTO: <“Abraão selou o seu JUMENTO. Tomou consigo dois servos, e tendo cortado a lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe tinha indicado> (Gn 22.3)”

Assim também chegou Cristo em Jerusalém, local aonde está situada a montanha do seu sacrifício, o Monte Calvário, no dorso de um animal: < “Trouxeram a JUMENTA E O JUMENTINHO, cobriram-nos com seus mantos e fizeram-no MONTAR> (Mt 21,7)”

Isaac ainda teve o corpo amarrado ao madeiro, a lenha cortada para ser imolado num altar sobre a rocha montanhosa: <“quando chegaram ao local, Abraão edificou um altar, colocou nele lenha, e amarrou Isaac, seu filho, e o pôs sobre o altar EM CIMA DA LENHA”> (Gn 22.9)

Cristo, igualmente, teve seu CORPO UNIDO A MADEIRA da Cruz por pregos, para servir de sacrifício, sendo o local da crucificação, o seu Altar, para a purificação de todos os nossos pecados: <“Eles o mataram, suspendendo-o num madeiro. (Atos dos Apóstolos 10, 39) < “bendito o madeiro pelo qual se opera a justiça, (Sabedoria 14, 7) “

Abraão novamente não tinha ciência que dos seus lábios, o Espírito Santo de Deus fez sair outra profecia sobre o VERDADEIRO CORDEIRO, quando respondeu a Isaac:

Isaac disse: <temos o fogo e a lenha, mas onde está a ovelha para holocausto? Respondeu-lhe Abraão: <Deus providenciará ELE MESMO, uma OVELHA PARA HOLOCAUSTO, meu filho.> (Gn 22, 7, 8)

Mas antes que Abraão ceifasse a vida do filho Isaac, Deus interveio por um anjo que assim disse: < Abraão, Abraão, eis me aqui! Não estendas a mãe contra o menino, e não lhe faças mal. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu único filho.> (Gn 22. 11 e 12)

Ato contínuo, Deus providencia para tomar o lugar de Isaac para o sacrifício de adoração, um carneiro animal, o qual já se encontrava suspendo pelos CHIFRES2 pendurado num arbusto de ESPINHOS. (Gn 22.14)

Cristo, o CORDEIRO DE DEUS, também recebeu em sua CABEÇA uma Coroa de ESPINHOS< ” trançaram uma COROA DE ESPINHOS, meteram-lha na cabeça”> (Mt 27, 29)”

E quando viu o cordeiro suspenso sobre a madeira das árvores, o qual tomaria o lugar de seu filho Isaac, Abraão entendeu que um Cordeiro Divino, no futuro, tomaria nosso lugar para o sacrifício da remissão dos nossos pecados.

Ensina Santo Ambrósio:

Abraão neste sacrifício, apercebeu-se da Paixão de Cristo. Por que um carneiro? E por que suspenso? Para mostrar que a vítima do sacrifício não era terrestre (Santo Ambrósio de Milão, Livro I, 19-21 e 22)”

Por isso está Escrito:

ABRAÃO VIU O MEU DIA E REJUBILOU” (João 8. 56)

E assim, Isaac está associado a Cristo.

______________

 1 JESUS CRISTO, Nosso Senhor, descendente de Davi quanto à CARNE, (Rom 1, 3)” Lembra-te de JESUS CRISTO, saído da ESTIRPE DE DAVI, (II Tim 2, 8)” Os patriarcas; deles DESCENDE CRISTO, segundo a CARNE, o qual é, sobre todas as coisas, DEUS Bendito para sempre. (Rom 9, 5)” “veio socorro, não dos anjos, e sim da RAÇA de Abraão. (Hebreus 2, 16)”

2 Chifre é símbolo de Poder e Força (Lc 1.69), em especial nos Livros Proféticos de Daniel e Apocalipse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s