Tipologia Bíblica

ABRAÃO, PAI DA ANTIGA ALIANÇA; E MARIA, A MÃE DA NOVA ALIANÇA

A CRUZ

Existem claras similaridades entre Pai Abraão, o Patriarca da Igreja da Antiga Aliança, e nossa Mãe Maria, a Santíssima Virgem Matriarca da Igreja na Nova Aliança.

Já vimos que Isaac prefigurou Cristo na Antiga Aliança, pelo que pôde Abraão ver o Dia do Senhor, o Dia do Sacrifício do Cordeiro de Deus para remissão dos pecados da humanidade:

https://magisteriotradicaoescrituras.com/2018/10/02/abraao-viu-o-meu-dia-jo-8-56/

Conforme Isaac se associa a figura de Cristo quando era conduzido para o seu sacrifício, também Abraão, pai de Isaac, associa à pessoa da Virgem Maria. 

A Virtude do Espírito Santo que conduziu Maria ficar perto de seu Filho Divino Único e PRIMOGÊNITO NATURAL durante o processo doloroso da agonia da crucificação, é a mesma que fez Abraão ser abençoado ao dar Isaac, seu PRIMOGÊNITO LEGAL, à disposição do sacrifício por obediência e amor a Deus: < “estendendo a mão, TOMOU A FACA para imolar o seu filho> (Gn 22,10)” <“não me recusaste te filho, TEU ÚNICO FILHO, eu te ABENÇOAREI”> (Gn 22.16)

Sobre a Santíssima Virgem testemunhando toda dor de seu Filho, sofrendo por Cristo, e com Cristo é dito: <“BENDITA ÉS TU entre as mulheres e Bendito é o fruto do teu ventre. (Lc 1. 49)”> <  E UMA ESPADA TRANSPASSARÁ a tua alma ” (Lc 2.19)”

Ensinou Santo Ambrósio de Milão:

“A misericórdia Divina compadece-se das lágrimas desta mãe. Ela é viúva; o sofrimento e a morte do seu filho único abalaram-na profundamente. […] Parece-me que esta viúva, rodeada por uma grande multidão, é mais do que uma simples mulher que merece, pelas suas lágrimas, a ressurreição de um filho jovem e único. Ela é A IMAGEM DA PRÓPRIA SANTA IGREJA que, através das suas lágrimas, no meio do cortejo fúnebre e até ao túmulo, consegue chamar à vida o jovem povo que é o mundo. […] Porque pela palavra de Deus os mortos ressuscitam, recuperam a voz e a mãe reencontra o seu filho; Ela intercede por todos os seus filhos como o faria por outros tantos filhos únicos. Com efeito, ela está repleta de compaixão e sente uma dor espiritual muito maternal quando vê os seus filhos serem arrastados para a morte pelo pecado. (Santo Ambrósio de Milão 340-397, sobre o Evangelho de São Lucas, V, 89)”

Neste contexto, mostrava-se o paralelismo visível entre Abraão e a Santíssima.

Um quanto outro, tiveram filhos preanunciados por declaração DIVINA:

O SENHOR APARECEU a Abraão nos carvalhos de Mambré, quando ele estava assentado à entrada de sua tenda, no maior calor do dia. Ele disse-lhe: <Voltarei à tua casa dentro de um ano, a esta época; e Sara, TUA MULHER, TERÁ UM FILHO>”(Gn 18. 1 e 10)

O ANJO (Gabriel) DISSE-LHE: < Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que CONCEBERÁS E DARÁS À LUZ UM FILHO, e lhe porás o nome de Jesus.> (Lc 1. 30 e 31)”

Ambos lograram a Maternidade e a Paternidade, respectivamente, por meio miraculoso: <“Ora Abraão e Sara já eram idosos, com idade muito avançada; e EM SARA, O CICLO MENSAL DAS MULHERES JÁ HAVIA CESSADO (Gn. 11,18) Será isso porventura uma coisa muito difícil para o Senhor? Em um ano, a esta época, voltarei à tua casa e Sara terá um filho.> (Gn. 18, 14)”

Já a Santíssima indaga ao mensageiro de Deus:

Como se fará isto, VISTO QUE NÃO CONHEÇO HOMEM? (São Lucas, 1, 34)

Tiveram filhos, Isaac e CRISTO, respectivamente, destinados aos ritos sacrificiais para cumprimento do designo Divino. E sacrifícios que se realizariam no topo de montanhas:

Deus disse: <Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu O OFERECERÁS EM HOLOCAUSTO SOBRE UM DOS MONTES que eu te indicar.>” (Gn 22.2)”

CHEGADOS QUE FORAM AO LUGAR CHAMADO CALVÁRIO, (MONTE) ALI O CRUCIFICARAM, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda. (Lc 23, 33)”

Abraão e a Virgem acompanharam seus Filhos até o final do trajeto ao cume do monte escolhido para imolação:

disse ele aos seus servos; EU E O MENINO VAMOS ATÉ LÁ mais adiante” (Gn 22.5)>”

“Junto à cruz de Jesus ESTAVAM DE PÉ SUA MÃE, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.” (Jo 19, 27)”

Também por suas fidelidades, foram constituídos intercessores de bençãos em favor de todos os seus filhos espirituais:

TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA EM TI SERÃO BENDITAS” (Gn. 12. 3)< >“E Disse Deus: “Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; 

Em relação a Santíssima fora instituído:

Por isto, desde agora ME PROCLAMARÃO BEM-AVENTURADA TODAS AS GERAÇÕES” (Lc 1, 48)> “Tua beleza encantará o rei; TODOS DO POVO IMPLORAÇÃO TEU FAVOR. Celebrarei vosso nome ATRAVÉS DAS GERAÇÕES. E os povos vos louvarão eternamente.” (Salmo 44, 12, 13 e 18)

Pela condição de intercessores, receberam Títulos Universais de Sacerdócio, como PAI na Antiga Aliança; e MÃE da Igreja da Nova Aliança:

Abraão mereceu na Palavra de Deus, o nome de “Pai” – “SERÁS O PAI DE UMA MULTIDÃO. (Gn. 17, 4)”

E o próprio Cristo anunciou à Igreja Apostólica, o Sacerdócio de sua Mãe: <“disse ao discípulo: Filho, EIS AÍ A TUA MÃE” (Jo 29.27)”

Ensinou Tanquerey:

Já na Encarnação, Maria é constituída Mãe de toda Humanidade. Gera o Salvador inteiramente (Humano e Divino). Ora, se é o seu Filho, o Cabeça de um Corpo Místico Uno, Maria se torna Mãe de todo o Corpo. A Cena do calvário não faz, senão, confirmar essa Verdade. Ao lhe apontar São João, o Apóstolo fiel, nele, lá estavam representados todos os Apóstolos e todos os fiéis, presentes e futuros. (Compêndio de Teologia Mística e Ascética, p. 68, 1948)

Como a figura de Isaac (a oferta de sacrifício não realizado), está associada ao Cristo, (o real sacrificado), também Abraão, o ofertante do sacrifício prefigurado, está associado a Santíssima Virgem, a ofertante do sacrifício consumado.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s