Intercessão dos Santos

O AMOR ETERNO É A BASE DA FÉ NA INTERCESSÃO DOS SANTOS

Orante, Roma, Catacumbas de Priscila, séc. III d.C.

A Caridade há de ser sempre atual, porque ou o Amor é eterno, ou não é nada.

Mas o Amor é Eterno porque Deus é eterno, e “DEUS É AMOR.” (I Jo 4, 8)

Por isso, o AMOR verdadeiro é INFINITO na alma dos justos e santos.

Esse Amor Divino (ágape) é a Virtude do querer o Bem incondicional.

É jamais se desprender, desmembrar do ser amado, ainda que para tanto se exija um SACRIFÍCIO necessário a lhe aperfeiçoar naquilo que é defectível, e possa vir à causar ruptura entre aqueles que se amam.

A perfeição do Amor consiste em amar a Deus, e ao próximo por causa de DEUS.

Ocorre que esse Amor não se consegue praticar nesta vida terrena, senão com o esforço e sacrifício de nós mesmos.

O conceito de Infinito está ligado a quantidade, consoante ensinou o filósofo.1 

Ora, tudo que só pode estar num lugar se não estiver noutro é FINITO; e reciprocamente, o que é capaz de estar em todos os lugares de modo simultâneo e completo é por natureza INFINITO.

Assim é o Amor de Deus, infinito na terra e no Céu, o qual Ele compartilha com aqueles que não o rejeitam.

O AMOR em DEUS é eterno e INFINITO, razão porque, não pode ser contido no tempo, espaço, e nem nas dimensões, como sumulou a Tradição Apostólica em São João Damasceno. 

Logo, o Amor Divino está nos santos da terra e do Céu. 

Mas só nesses últimos é que o Amor está de maneira perfeitíssima, porque já alcançaram a visão beatífica1 dos eleitos, podendo deste modo, interagir com Deus plenamente:

“Um homem não pode ver Deus, em essência, senão separado dessa vida mortal, porque sua alma ainda ter o ser na matéria corpórea. Tanto mais abstrato das coisas corpóreas, mais capaz nos tornamos de entender as coisas abstratas, e por isso, no sonho e no alheamento dos sentidos corpóreos são melhores percebidas as revelações Divinas.” (Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica. Art. 11 da Bondade de Deus, Livro I)

“Bem-aventurados os LIMPOS DE CORAÇÃO, porque eles verão a Deus. ” (São Mateus)

“Segui a paz com todos, e a SANTIDADE sem a qual ninguém verá o Deus! ” (Hebreus 12, 14)

A malícia já não existe nos que habitam o Corpo de Cristo no Paraíso Celestial, aguardando o juízo final.

Ensinou São Clemente Romano:

“Quem poderá explicar o Amor de Deus? Quem será capaz de exprimir a grandiosidade da sua Beleza? A CARIDADE NOS UNE A DEUS, e cobre toda multidão de pecados. Nela NÃO HÁ NADA BANAL, nem soberbo. NÃO DIVIDE, NÃO SE REVOLTA, realiza tudo na mansidão e concórdia. Ela torna perfeito os eleitos, e elege os que Nela se aperfeiçoam. Na Caridade, o Senhor NOS ATRAI, e por causa de sua Caridade conosco, Ele deu seu sangue pelo nosso sangue, suas dores pela nossa dor, sua condenação sem culpa, por nossa condenação culposa e a sua vida por nossa vida. ” (Carta aos Coríntios, v. 49, ano 35-97 DC. Da Supremacia do Amor, p. 39. Ed Paulus)

Quem ama de Verdade, mediante submissão voluntária aos atos da Caridade e aceitação com resignação do martírio próprio, realmente CONHECE a Deus, ESTÁ em Deus, e Dele JAMAIS se APARTARÁ, nem pela morte do corpo físico:

“[…] estou certo de que NEM A MORTE, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, NEM O PORVIR, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura NOS PODERÁ SEPARAR do AMOR de DEUS, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! (Rm 8. 38 e 39)

“FICAI UNIDOS A MIM E EU FICAREI UNIDO A VÓS. Se obedeceis aos meus mandamentos, PERMANECEIS no meu AMOR. ” (São João 15. 4 e 10)

“Aquele que COME a minha CARNE e BEBE meu SANGUE PERMANECE em MIM, e EU nele.” (São João 14, 23)

São Paulo não apenas lecionou sobre o FAVOR DOS SANTOS, como também viveu na prática a Fé Caritativa que lhe dá suporte.

Tanto que exortou  os membros do CORPO DE CRISTO, na IGREJA, que não cessassem as petições de bençãos e cuidados mútuos para que não houvessem — “dissensões no Corpo e que os membros tivessem o mesmo cuidado, UNS PARA COM OS OUTROS (I Cor 25, 25),” e que — “mutuamente com afeição terna e fraternal, adiantassem em HONRAR UNS AOS OUTROS (Rm 10,12)” porque — “o Deus da perseverança e consolação lhes concederá o MESMO SENTIMENTO UNS PARA COM OS OUTROS, segundo Jesus Cristo; (Rm 15, 5)” ainda esclarecendo que — “se UM MEMBRO SOFRE, TODOS OS MEMBROS PADECEM com ele; e se UM MEMBRO É TRATADO COM CARINHO, TODOS OS OUTROS SE CONGRATULAM POR ELE. (I Cor 12, 26)”

O AMOR  é maior  nos Triunfantes do Céu, que nos perseverantes na terra, pois estes ainda estão sujeitos as todas as tentações e mazelas de excomunhões e pecados:

“Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que DEUS LEVARÁ COM JESUS, OS QUE NELE MORRERAM. NÓS QUE FICAMOS AINDA VIVOS, NÃO PRECEDEREMOS OS MORTOS. (I Ts 14, 15)”

O Espírito Santo de Deus não nos habita apenas nesta vida, fazendo seu Templo perpétuo na alma dos justos e santos:

Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o ESPÍRITO DE DEUS habita em vós? (I Cor 3, 16)”

“O DEUS ETERNO TE SEJA POR HABITAÇÃO, e por baixo de ti estejam os braços eternos; e ele lance o inimigo de diante de ti e diga: Destrói-o. (Deuteronômio 33.27)”

Pelo Espírito Santo foi “o AMOR DE DEUS derramado em nossos corações. (Rm 5. 5)”

Se Amar a Deus sobre todas as coisas é LEI ETERNA, também Amar ao próximo como a nós mesmos é de PRECEITO ETERNO, posto que inserido no âmbito da única Lei válida, a Lei do Amor Divino.

O zelo de uns pelos outros não está limitado ao ambiente terreno, porque o AMOR em DEUS é INFINITO, não tendo limite no tempo e espaço:

“O AMOR (caritas) nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Agora PERMANECEM a fé, a esperança e o AMOR. O MAIOR destes três é o AMOR.” (I Cor 13. 8 e 13)

Communio Sanctorum é a concórdia, humildade, interação e principalmente a CARIDADE entre todos os membros do Corpo de Cristo, sejam os que perseveram, sejam os que outrora triunfaram, e já se encontram desfrutando da Glória Celestial.

Mesmo o Apóstolo Paulo não se fez de rogado, e pediu em seu favor a intercessão dos justos:

“E ORAI TAMBÉM POR MIM para que me seja dado anunciar corajosamente o Mistério do Evangelho. ” (Ef 6.17 à 20; Col 4. 1 à 4; Rm 15. 29 à 32; 2 Cor 1, 8 à 11)

Pela Caridade Eterna, os santos e mártires rogam conosco no céu:

“Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se DIANTE DO CORDEIRO, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos).” (Ap 5,8)

“Adiantou-se outro anjo e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os oferecesse com AS ORAÇÕES de TODOS OS SANTOS NO ALTAR de ouro, que está adiante do trono. A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com as orações dos santos, diante de Deus.” (Ap 8. 3 e 4)

Sendo Cabeça de um Corpo Místico e Orgânico, Cristo realiza tríplice função.

A primeira é a função preeminente, haja vista, que apenas Ele é Cabeça, a força soberana do Corpo, cujas ações de todos os membros se subordinam e dependem.

A segunda função é unitiva, reunindo, dirigindo, articulando e dominando diretamente as ações de todos os seus membros:

“TODO O CORPO COORDENADO E UNIDO POR CONEXÕES que estão ao seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria,  efetua  esse  crescimento espiritual, VISANDO A PLENA EDIFICAÇÃO DA FÉ NA CARIDADE. (Ef 4. 16)

Por fim, a terceira função é a vital, posto que, somente Ele é o influxo de vida eterna de todos os seus membros.

O membro só tem vida e ação através da permissão e ciência da Cabeça, da qual depende toda sua existência na terra e no Céu.

A COMUNHÃO do Corpo Terreno de Cristo, que é a Igreja perseverante e atual, com o Corpo Celestial de Cristo que é a Igreja Triunfante, aonde estão os santos e justos aguardando a ressurreição do corpo físico para o prêmio no juízo final, é a indivisibilidade Universal desse Corpo, que as Escrituras explicam na comparação com um Matrimônio:

“Cristo é o chefe da Igreja, SEU CORPO, da qual ele é o Salvador (Efésios 5, 23) “Assim os maridos devem amar as suas mulheres, COMO A SEU PRÓPRIO CORPO. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. ” (Efésios 5, 28) “MARIDOS, amai as vossas mulheres, como CRISTO amou a IGREJA e se entregou por ela,” (Efésios 5, 25)

“NÃO SÃO DOIS, MAS UMA SÓ CARNE. (Mt 19, 6)”

Inexiste “competição” entre Cabeça e membros, pois todo Corpo de Cristo é Uno: 

“Certamente, NINGUÉM JAMAIS ABORRECEU A SUA PRÓPRIA CARNE; ao contrário, CADA QUAL A ALIMENTA E A TRATA, COMO CRISTO FAZ À SUA IGREJA.” (Efésios 5, 20)

Se o Amor de Deus, presente na alma dos santos desencarnados nunca os levasse a interceder buscando a Caridade, esse amor seria inútil, frívolo, finito e precário.

É fato que temos livre acesso a Deus. (Hebreus 10.19-23)

Mas esse livre acesso não implica que somos obrigados ou precisamos nos dirigir a Ele sozinhos, pois a FÉ COLETIVA é superior a fé individual:

“onde estiverem DOIS OU TRÊS REUNIDOS EM MEU NOME, aí estou eu no meio deles.” (São Mateus 18. 20)

“NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ.” (Gn 2.2)

Também Cristo afirma do Pai:

 “ELE NÃO É DEUS DOS MORTOS. […] eu sou a ressurreição e a vida. Aquele QUE CRÊ EM MIM, MESMO QUE MORRA VIVERÁ. Tu crês nisso?” (Jo 11, 25 e 26)

Nele, CADA UM DE NÓS É MEMBRO UM DO OUTRO (Rm 4, 5), vividamente ligados pelo Santíssimo Sacramento do Batismo: 

 “Em UM SÓ ESPÍRITO FOMOS BATIZADOS, todos nós, para formar UM SÓ CORPO, […] e todos fomos impregnados do mesmo Espírito. (I Cor 12, 13)”

O Santo Apóstolo Paulo, enquanto “Saulo” perseguiu a Cabeça desse Corpo Glorioso quando perseguiu os santos na terra, membros da IGREJA:

‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ Saulo disse: ‘QUEM ÉS, SENHOR?’ Respondeu ele: ‘Eu SOU JESUS, A QUEM TU PERSEGUES.” (Atos 9,1-5)

Perseguindo aos santos da terra, que Saulo perseguiu ao Cristo no Céu: 

“EU PERSEGUI DE MORTE ESSA DOUTRINA, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres.” (Atos 22,4)

O Céu e a terra se unem no Cordeiro sacrificado:

 “[…] tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus.” (Mt 16, 19)

Deus reserva aos santos papel proativo3 até no juízo final.

Cristo é Cabeça de um Grandioso e Glorioso Corpo Místico, e dos membros que através dela são governados. Por consequência, toda ofensa, repúdio ou rejeição a um dos Membros, implica-se no repúdio, ofensa e rejeição a todo o Corpo, assim como as aflições e carências dos membros se tornam de todo Corpo, até a “[…] VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS COM TODOS OS SEUS SANTOS! (I Tess. 3, 13).

Nossa relação espiritual com Cristo acontece num Corpo, e não em cada um de nós, isoladamente: “[…] Assim, nós, embora muitos, FORMAMOS UM SÓ CORPO EM CRISTO, E CADA UM DE NÓS É MEMBRO UM DO OUTRO. (Rm. 4 e 5)”

Em UM SÓ ESPÍRITO fomos BATIZADOS, todos nós, para FORMAR UM SÓ CORPO,

[…] e todos fomos impregnados do mesmo Espírito. (I Cor. 12, 13);

“Porque como O CORPO É UM TODO TENDO MUITOS MEMBROS, TODOS OS MEMBROS DO CORPO, embora muitos, FORAM UM SÓ CORPO, assim também é Cristo. (I Cor. 12, 12)”

Ora, se aos santos do Céu fora reservado testemunharem o juízo final dos réprobos, por que seriam excluídos de REFORÇAR NOSSOS PLEITOS E INTERCEDEREM CONOSCO EM CRISTO  junto a Deus? “sabeis que os SANTOS JULGARÃO O MUNDO? E, se o mundo há de ser julgado por vós, seríeis indignos de julgar os processos de mínima importância? (I Cor 6.2). Por isso, que “VIVOS OU MORTOS, nos esforçamos em agradar-lhe.” (II Cor 5.8)

Os santos são nossos colaboradores na terra e no céu.

Intercessão é dom espiritual, que não depende do elemento biológico.4

O Corpo de Cristo alimenta os salvos e santificados até a ressurreição dos mortos:”Daqui resulta, que segundo essa doutrina, OS CRISTÃOS SANTIFICADOS, SÃO COMPLEMENTO DO CRISTO. Deus, por efeito, constituiu-o (Cristo), por Cabeça Suprema da Igreja, que é seu Corpo, na plenitude que enche tudo, em todos”(Pe. Bérule. Apologia do Verbo Encarnado – Discoours de L’state des Grandeus de Jésus ph. XXLI)”

A voz de Abel clamou pela intercessão da Justiça Divina: “O Senhor disse-lhe: — “Que fizeste! Eis que a VOZ DO SANGUE5 do teu irmão CLAMA POR MIM DESDE A TERRA6(Gn. 4, 10)”
“Pela FÉ, Abel ofereceu a Deus um sacrifício bem superior ao de Caim, e mereceu ser chamado JUSTO, porque DEUS aceitou a sua oferta. É graças a ela, é que APESAR DE SUA MORTE, ELE AINDA FALA.” (Hebreus 11. 4)

Santo Erineu de Lyon registrou o Favor dos Santos, na parábola do rico e Lázaro:

“O Senhor ensinou clarissimamente que: “AS ALMAS NÃO SÓ PERDURAM, MAS CONSERVAM IMUTÁVEIS AS CARACTERÍSTICAS DOS CORPOS, EM QUE FORAM COLOCADAS, E SE LEMBRAM DAS AÇÕES QUE FIZERAM AQUI NA TERRA, E QUE DEIXARAM DE FAZER. […]” É o que está escrito na história do Rico e do Lázaro, que repousa no seio de Abraão. Nela se diz que o rico, após a morte, conhecia tanto Lázaro quanto Abraão, e QUE CADA UM ESTAVAM EM LUGARES DISTINTOS A ELES DESTINADOS[…]; O rico PEDIA a Lázaro, o qual tinha recusado até as migalhas que caiam de sua mesa, que o socorresse em sua resposta. Abraão mostrava conhecimento não só de Lázaro, mas também o rico, e “CLAMAVA7” aos que não quisessem ir aquele lugar, que “ESCUTASSEM MOISÉS E OS PROFETAS”. Tudo isso pressupõe que as almas se recordam as coisas acontecidas aqui embaixo, E QUE ABRAÃO POSSUÍA O DOM DA PROFECIA, e que CADA ALMA RECEBE O LUGAR MERECIDO, ANTES DO JUÍZO FINAL. (Livro I, 236, par. 34, Adversus Haereses)”

Santo Tomás de Aquino lecionava sobre o dom espiritual da visão beatífica:

“[…] o homem compete uma dupla ciência, a que lhe é conforme; e a que lhe é superior a natureza. Ora, a ciência dos santos (no Céu), CONSISTENTE NA VISÃO DIVINA, NÃO É CONFORME A NATUREZA DO HOMEM, MAS LHE É SUPERIOR. A VISÃO OU A CIÊNCIA DOS SANTOS É DE CERTO MODO SUPERIOR À NATUREZA DA ALMA RACIONAL; […] isto é, enquanto não pode esta chegar, pelas suas próprias forças, a ela. Mas, num outro sentido, essa ciência lhe é natural, isto é, enquanto que por Sua natureza, é capaz dela, por ser a alma racional feita à imagem de Deus, como se disse. MAS, A CIÊNCIA INCRIADA É, DE TODOS OS MODOS, SUPERIOR À NATUREZA DA ALMA HUMANA. (Suma Teológica, Q 09, Da Ciência, art. 2)”

E as Escrituras dizem:

 “[…] AS COISAS QUE O OLHO NÃO VIU, E O OUVIDO NÃO OUVIU, e não subiram ao coração do homem, SÃO AS QUE DEUS PREPAROU PARA OS QUE O AMAM. (I Cor. 2,9)”

O que Deus reservou aos seus santos do Céu supera e muito a nossa realidade temporal e natureza carnal.8

Eles atuam como nossos vigilantes, consoante o critério e o propósito que Deus lhes outorga: —”Nas visões de meu espírito, quando no meu leito, VI (TAMBÉM) UM SANTO VIGILANTE QUE DESCIA DO CÉU. Esta sentença é um DECRETO DOS VIGILANTES, ESTA RESOLUÇÃO É UMA ORDEM DOS SANTOS, a fim de que os vivos saibam QUE O ALTÍSSIMO DOMINA SOBRE A REALEZA HUMANA, e a confere a quem lhe apraz e pode a ela elevar o mais abjeto dos mortais. (Daniel 4, 10)”

É por isso, que creio na intercessão dos santos no céu, porque creio que o Amor que nos liga a Cristo, e que por Ele somos todos ligados, jamais cessa.

1 Aristóteles. Metafísica Livro III c. 6.

2 A Ortodoxia da Fé. Livro I c. 4.

3 O Paraíso ou 1° Céu (Lc. 23, 43), é a dimensão espiritual onde os santos e justos, aguardam ligados diretamente em Cristo, em sua Natureza Humana, até o momento da ressurreição para o juízo final, quando viverão eternamente no último Céu, chamado Reino de Deus ou Nova Jerusalém (Ap. 21, 2).

4 ERINEU DE LYON in Adversus Haereses. 

5 Sangue significa “Vida” na linguagem primitiva dos hebreus.

6 desde a terra,” significando que não deixou de clamar por Justiça ao chegar no Céu.

7 Prova que Deus não escuta os clamores e pedidos dos condenados, mas apenas dos justos.(S. João 9, 31 e Provérbios 15,8)

8 (S. Lucas 23,42-43; II Coríntios 5,7; Filipenses 1,23; Apocalipse 7,15;14,4). 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s