Trindade

O ESPÍRITO SANTO É VERDADEIRAMENTE UMA PESSOA DIVINA.

Sentimentos nascem da percepção do acaso, geralmente irregulares e desordenados, pois são sensações momentâneas, intensas e superficiais, inconstantes ou insistentes, simultaneamente, e quase sempre desprovidos do fundamento racional. Amor não é sentimento, mas Virtude. Não provém da percepção, mas da escolha. Não visa o ganho, senão na Renúncia, e Felicidade senão no Bem do ser amado. Não se desordena nas paixões, mas faz delas instrumento da sua alegria. Por isso, só a Virtude do AMOR liga a relação entre as Três Pessoas da Trindade. Não por outra razão é o ESPÍRITO SANTO, a Pessoa da figura do AMOR DIVINO PERSONIFICADO.

O ESPÍRITO SANTO é uma das três PESSOAS DIVINAS, distinta, mas unida as demais PESSOAS do PAI e do FILHO, tendo participado tanto da CRIAÇÃO de todas as coisas e principalmente do SER HUMANO, quanto do Plano da SALVAÇÃO, tendo em sua essência a mesma substância1 Divina, ingênita e eterna do Pai e do Filho, expressa pelos Atributos da Onisciência, Onipresença e Onipotência, os quais são privativos da Divindade.

De certo que quando o Pai criava todas as coisas, o seu Espírito Divino “pairava sobre as águas.” (Gn 1.3)

E na Criação do ser humano, se tem a Virtude Criacionista descrita no plural:

“Então Deus disse: “FAÇAMOS o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra.” (Gn 1. 26)”

“O ESPÍRITO SANTO ME FEZ, e a inspiração do Todo Poderoso me deu vida. (Jó 33.4)”

“Pelo SEU ESPÍRITO, ornou os Céus e a terra; a sua mão formou a serpente enroscadiça. (Jó 26.13)”

No plano salvífico atuou o Espírito Santo de maneira pessoal, especial e exclusiva, na geração do Verbo Encarnado, o qual seria o nosso sacrifício de redenção eterna:

“Não temas receber Maria, tua Mulher, porque o nela está gerado É DO ESPÍRITO. (São Mateus 1. 20)”

Sendo que o Filho procede intelectualmente do Pai, como a Imagem Perfeita que Ele tem de si próprio, o Espírito Santo procede tanto do Pai, quanto do Filho, por suas relações nocionais e pela vontade afetiva que um manifesta pelo Outro, e vice-versa.

(https://afecatolicanasescrituras.blogspot.com.br/2017/07/a-santissima-trindade-na-tradicao-e-nas_9.html ).

Assim, se é lícito dizer que o Pai e o Filho se Amam reciprocamente pelo Espírito Santo, é também lícito afirmar que o Espírito Santo é o próprio AMOR DE DEUS PERSONIFICADO, o Amor Divino em Pessoa:

“O PAI ama pelo ESPÍRITO SANTO, não só o FILHO, mas também a si mesmo. (Suma Teológica, arg. 2º Q 37 Livro Ia, in Santo Tomás de Aquino)”

E sendo o AMOR DIVINO PERSONIFICADO, pelo Espírito Santo foi “o AMOR DE DEUS derramado em nossos corações. (Rm 5. 5)”

Todas as Graças salvíficas que Cristo nos concede pelo sacrifício da cruz, só nos chegam dadas por Ele, o qual como Consolador2 também nos convence do pecado e do juízo de Deus:

“ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação PELO ESPÍRITO SANTO, (Tito 3, 5)”

“santificados PELO ESPÍRITO, para obedecer a Jesus Cristo E RECEBER A SUA PARTE DA ASPERSÃO DO SEU SANGUE. A graça e a paz vos sejam dadas em abundância. (I São Pedro 1, 2)”

“Mas vós, caríssimos, edificai-vos mutuamente sobre o fundamento da vossa santíssima fé. ORAI NO ESPÍRITO SANTO. (São Judas 1, 20)”

O que define o ser como Pessoa é a capacidade da prática dos atos nocionais, e por seu turno, o que define o ser como Divindade são os atributos da Onisciência, Onipresença e Onipotência.

E o ESPÍRITO SANTO traz ínsito em si esses elementos, tal como o PAI e o FILHO.

Toda Pessoa é um indivíduo de essência racional.

Por esta essência da razão lhe é facultado interagir harmonicamente com outros seres racionais, e dessa relação intersubjetiva surgem os atos nocionais, os quais pressupõem manifestação de vontade autônoma, consciente e personalíssima.

O ESPÍRITO SANTO interage conosco, fazendo-nos promessas: (De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO, derramou isto que vós agora vedes e ouvis. Atos 2.33).

Entristecendo-se: (E não entristeceis o ESPÍRITO SANTO de Deus. Efésios 4.30) 

Partilhando a sua sabedoria e outros Dons: (testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons DO ESPÍRITO SANTO, distribuídos por sua vontade. Hebreus 2.4 – pelo ESPÍRITO é dado a palavra de sabedoria. I Cor 12.8);

Santificando-nos: (declarado Filho de Deus, segundo o ESPÍRITO DE SANTIFICAÇÃO. Rm 1.4); 

Ensinando-nos ainda a rezar, e intercedendo por todos nós: (O ESPÍRITO ajuda a nossas fraquezas, porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o ESPÍRITO intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Rm 8.26)”.

Além disso, o ESPÍRITO SANTO ou AMOR DE DEUS é NOME PRÓPRIO.

E nomes ou identidades não se outorgam, senão a indivíduos ativos, PESSOAS, no propósito de distingui-la das outras Pessoas de sua mesma Natureza.

Por essa razão, também o Filho e o Pai tem nomes distintos, Emanuel (Mt 1.23) e Javé (Gn 15.8), respectivamente.

E por esse NOME também se expulsou demônios:

“se eu expulso os demônios PELO ESPÍRITO DE DEUS, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus. (São Mateus 12, 28)”

Há com toda certeza uma personalidade nominalmente identificada, tanto que Cristo ordenou o Batismo também em NOME DO ESPÍRITO SANTO:

“batizai-as em NOME DO PAI; DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. (São Mateus 28.19)”

No que diz respeito aos Atributos Divinos, pela Onisciência o Espírito Santo conhece a Deus e as Coisas de Deus plenamente:

“também ninguém sabe as coisas de Deus, SENÃO O ESPÍRITO DE DEUS.” (1 Cor 2, 11)”

E só sendo Deus, para conhecer em Plenitude as Coisa Divinas.

Em sua Onipotência incumbiu-lhe ainda Promessa da Salvação, além de colaborar na Economia Sacramental e Gerar o Salvador no ventre da Santíssima Virgem:

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os EM NOME DO Pai, e do Filho, e do ESPÍRITO SANTO. (São Mateus 28.19)

“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter CONCEBIDO DO ESPÍRITO SANTO. (São Mateus 1.18)”

O ESPÍRITO SANTO é um ente racional enquanto detentor da essência intelectual perfeita que o torna passível de ser honrado ou desonrado.

E quando desonrado pelo pecado da BLASFÊMIA, é dito que ao pecador NÃO HAVERÁ PERDÃO:

“Por isso, eu vos digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não lhes será perdoada. (São Mateus 12, 31)

Ora, só sendo DEUS ONIPOTENTE, para que um pecado tenha tamanha repercussão e importância para lhe reter o perdão de maneira definitiva.

E por fim, é dito que o Espírito Santo é eterno.

A eternidade é pressuposto da Onipresença, pois só quem É e SERÁ desde sempre, poderá estar em todos os lugares simultaneamente:

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o ESPÍRITO DE DEUS habita em vós? (I Cor 3, 16)”

“O DEUS ETERNO TE SEJA POR HABITAÇÃO, e por baixo de ti estejam os braços eternos; e ele lance o inimigo de diante de ti e diga: Destrói-o. (Deuteronômio 33.27)”

Ensina Santo Atanásio:

“A fé Católica consiste adorar um só Deus em três Pessoas, e três Pessoas em um só Deus. Sem confundir as Pessoas, nem separar as substâncias. Porque aquele que não a professar, integral e inviolavelmente, perecerá sem dúvida, por toda eternidade. Quem quiser se salvar, deve antes de tudo professar a fé Católica. (in O Credo de Atanásio, Quicumque Vult, anos 296 à 373, art. I, II, II e IV)”

____________________________

  1.  Substancia, segundo Aristóteles, o elemento invisível no qual o ser é formado, sua essência e natureza, sem o qual, o ser não é. (Metafisica Livro I)
  2. (São João 14.16)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s